quarta-feira, 18 de junho de 2008

E-learning


O termo e-Learning é fruto de uma combinação ocorrida entre o ensino com auxílio da tecnologia e a educação à distância. Ambas as modalidades convergiram para a educação on-line e para o treinamento baseado na Web, que no final resultou no e-Learning.

A sua chegada adicionou novos significados para o treinamento e fez explodir as possibilidades para difusão do conhecimento e da informação para os estudantes e,num compasso acelerado, abriu um novo mundo para a distribuição e o compartilhamento de conhecimento, tornando-se também uma forma de democratizar o saber para as camadas da população com acesso às novas tecnologias, propiciando a estas que o conhecimento esteja disponível a qualquer tempo e hora e em qualquer lugar.

A fim de apoiar o processo, foram desenvolvidos os LMS’s (Learning Management System), sistemas de gestão de ensino e aprendizagem na web. Softwares projetados para atuarem como salas de aula virtuais, gerando várias possibilidades de interações entre os seus participantes. Com o desenvolvimento da tecnologia na web, os processos de interação em tempo real passaram a ser uma realidade, permitindo com que o aluno tenha contato com o conhecimento, com o professor e com outros alunos, por meio de uma sala de aula virtual.

A interactividade disponibilizada pelas redes de Internet, intranet, e pelos ambientes de gestão, onde se situa o e-learning, segundo a corrente sócio-interacionista, passa a ser encarada como um meio de comunicação entre aprendizes, orientadores e estes com o meio.

Existem dois meios distintos de ensinar através do e-Learning: Síncrono e Assíncrono. Síncrono é quando professor e aluno estão em aula ao mesmo tempo. Exemplos de recursos síncronos: Telefone, Chat, Vídeo Conferência, Web conferência. Através da Web conferência o professor ministrará a aula e os alunos, via WEB, irão ouvir sua palestra e ver suas transparências. Podendo realizar perguntas e discussões. Este modelo é o que mais se assemelha ao ensino presencial. Principalmente na estrutura de custos, desenvolvimento e actualização de conteúdo. Com a grande ampliação dos recursos de comunicação por voz (VOIP) na WEB, exemplo o sistema Skype, e os mensageiros como um todo.

Já no e-Learning Assíncrono, professor e alunos não estão em aula ao mesmo tempo. Exemplos de recursos assíncronos: e-mail e fórum. No e-Learning corporativo, muitos projetos não tem professor, são o auto-treinamento na sua essência. O aluno inscreve-se quando quiser, participa quando quiser e termina quando quiser. O que representa um curso com pouco custo variável, ou seja, custo baixo para grande número de alunos. No e-learing assíncrono com professor, este irá responder a dúvidas, participar em discussões em momentos diferentes do tempo.

Beijitos das Pimentinhas

Plataformas de e-learning

LMS - Learning Management Systems : Sistema de Gestão da Aprendizagem. Dedicado essencialmente à gestão dos alunos e das actividades de aprendizagem, com recolha de dados relativos ao progresso dos alunos ao longo de um curso a distância na Internet.

Exemplos: Saba, Sum Total

CMS - Course Management System - Sistema de Gestão de Cursos. É um software que faz a gestão do percurso do aluno, acompanha e monitoriza o seu desempenho, e cria e distribui conteúdos de um curso. Para além de permitir organizar e gerir material de um ou mais cursos (actividades, avaliações, testes,...), disponibiliza ferramentas para comunicação e interacção entre as pessoas.

Exemplos: WebCT, Blackboard, Moodle, Sakai

http://www.elearning-pt.com/lms2/index.php?option=com_content&task=view&id=12

Beijitos das Pimentinhas

Ambientes Virtuais de Aprendizagem


Para facilitar a criação destas comunidades, de aprendizagem ou não, surgem na Internet diversos softwares de agregação de pessoas. Dentre os muitos, alguns são voltados para o entretenimento, outros para a distribuição de notícias até que chegamos aos focados no sistema de ensino e aprendizagem pela Internet. Estes softwares trazem consigo discussões pedagógicas para o desenvolvimento de metodologias educacionais utilizando canais de interacção web. Assim, softwares como TelEduc, Moodle, Solar, Sócrates, dentre outros, ganham espaço no cotidiano aos educadores virtuais pelo facto de possibilitarem fácil manuseio e controle de aulas, discussões, apresentações, enfim, actividades educacionais de forma virtual.


"Ambientes digitais de aprendizagem são sistemas computacionais disponíveis na internet, destinados ao suporte de atividades mediadas pelas tecnologias de informação e comunicação. Permitem integrar múltiplas mídias, linguagens e recursos, apresentar informações de maneira organizada, desenvolver interações entre pessoas e objetos de conhecimento, elaborar e socializar produções tendo em vista atingir determinados objetivos." (Educação a distância na internet - Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida)


Com os chamados Ambientes Digitais de Aprendizagem (Educação a distância na internet - Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida), a EaD ganhou a possibilidade de organizar de maneira mais controlada cursos, mescla de aulas presenciais e a distância, possibilidade de aulas apenas virtuais, integração com novas possibilidades de interação pela Internet, além da aproximação entre professores e alunos dentro do processo educativo. O número de ferramentas disponíveis para utilização também cresce a cada dia. São e-mails, fóruns, conferências, bate-papos, arquivos de textos, wikis, blogs, dentre outros. Ressalta-se que, em todos estes ambientes, textos, imagens e vídeos podem circular de maneira a integrar mídias e potencializar o poder de educação através da comunicação. Além disso, a possibilidade de hiperlinks traz o aumento do raio de conhecimento possível de ser desenvolvido pelos alunos. Estes hiperlinks podem ser realizados tanto dentro do próprio ambiente digital de aprendizagem (entre textos indicados ou entre discussões em fóruns diferentes, por exemplo), como também de dentro para fora e de fora para dentro (em casos de pesquisas alargadas de discussões internas, nos quais se pode trazer ou levar conteúdo desenvolvido para a discussão). Assim, pode-se diferenciar inclusive as nomenclaturas que são dadas à educação promovido a distância.

Resumindo:
-> Ambientes Virtuais de Aprendizagem são softwares desenvolvidos sobre metodologia pedagógica para auxiliar a promoção de ensino/aprendizagem virtual ou semi-presencial.

-> Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) é um sistema elaborado para ajudar professores.

-> Facilita a execução de cursos educacionais para os estudantes, especialmente ajudando os professores e os alunos com a administração do curso.

-> O sistema pode acompanhar constantemente o progresso dos alunos, o qual pode ser monitorizado pelos professores e alunos. Pensado frequentemente como ferramentas para Educação a Distância, elas são usadas normalmente para complementar uma sala de aula presencial.

Beijitos de nós todas =D

Comunidades Virtuais de Aprendizagem e formação


As comunidades virtuais são espaços que oportunizam agrupamentos humanos que proporcionam o desenvolvimento de novas socialidades e subjectividades, portanto de cultura;

Através dos dispositivos de comunicação e informação, as comunidades virtuais de aprendizagem são espaços que, ao proporcionar aprendizagem, desenvolvem o imaginário;

A socialidade instiga o aprendiz de uma comunidade virtual de aprendizagem a aprender de forma colaborativa e colectiva;

O imaginário como prática de construção e reconstrução do real é engendrado

pelo grupo, no exercício da interactividade; e pela tecnologia, através das

possibilidades comunicativas que esta oferece

www.ead.pucrs.br/biblioteca/artigo/amb_vir_aprend.pdf

www.tvebrasil.com.br/salto/boletins2005/nfa/tetxt2.htm

hermes.ucs.br/lavia/introduc_livro.html


Beijitos Cátia, Cláudia, Joana e Sofia