sábado, 26 de abril de 2008

A Educação



Venho aqui deixar uma reflexão convosco. Ultimamente tenho vindo a constatar através de comentários de amigos e colegas que a Educação e os cursos da Educação são totalmente inferiorizados! Quando nos perguntam: "O que andas a estudar?" e nós dizemos que estamos a tirar o curso de Educação Básica os comentários que se ouvem são :"ui vais para desemprego?" ou então "os cursos da educação são muito fáceis". Como é óbvio sentimo-nos inferiorizados com comentários deste tipo, mas o nosso curso é dos mais importantes do mundo, pois é dos professores do Básico que depende a educação de uma criança para o resto da vida. Por isso acho que mereciam um pouco mais de respeito, mas infelizmente é a sociedade que nós temos.
Vou deixar aqui um link onde a senhora Vanessa Pena deixa uma reflexão sobre a importância da Educação actual. Muito interessante leiam. ;)


Beijinhos para todos e dêem a vossa opinião :))

Ass: Joana Carvalho

sexta-feira, 25 de abril de 2008

A web 2.0

Ainda poucas pessoas conhecem o conceito da web 2.0. No entanto, pela pesquisa esfectuada por nós, constatamos que a web 2.0 reforça o conceito de troca de informações e colaboração dos visitantes com sites e serviços virtuais, logo, a ideia é tornar o ambiente on-line mais dinâmico e participativo, como é o caso da wikipedia em que as informações desta enciclopédia podem ser editadas pelos visitantes. Assim, e pelo que entendemos, a regra principal é o desenvolvimento de aplicativos de forma a que se tornem melhores quanto mais são usados pelas pessoas, aproveitanto a inteligência colectiva.
Também constatámos que, para muitas pessoas, toda a divulgação em torno da web 2.0 é um golpe de marketing. Como o universo digital sempre apresentou interactividade, o reforço desta característica viria de forma natural. Mas no entanto, o que se constata, é que o número de sites e serviços que exploram a web 2.0 tem vindo a crescer e a ganhar cada vez mais adeptos.
Deixamos aqui alguns sites, para que possam apronfundar este tema..
Beijinhos das pimentinhas e comentem :))

quinta-feira, 24 de abril de 2008

Estágios

Cada vez tenho mais "medo" dos estágios, vejo a minha amiga sem tempo para nada, nem almoçar pode, é fazer desenhos, recortes, pensar nas coisas para a semana a seguir! Muitas vezes ajudo-a, ela não tem mesmo para onde se virar, será que é assim tão difícil? Tenho o exemplo da minha mãe, ela diz que este curso é muito trabalhoso, dispendioso e que dá cabo de nós... temos que ter sempre ideias novas, mas elas com o tempo esgotam-se! Enquanto ajudava a minha amiga a preparar mais uma semana de estágios descobrimos alguns sites, deixo aqui alguns, espero que gostem deles e que vos ajude....

http://www.angelfire.com/80s/traquinas/index.html

http://web.educom.pt/escolovar/

http://www.junior.te.pt/servlets/Jardim?P=QueFaz

http://www.eusou.com/crianca/

Divirtam-se...Beijinhos da Sofia =D

quarta-feira, 23 de abril de 2008

O nosso ponto de vista sobre as WebQuests

No ínico da construção da WebQuest sentimos algumas dificuldades, mas logo verificámos que era um trabalho interessante e nós próprias sentimo-nos motivadas na sua realização.

Na nossa opinão a WebQuest é uma mais valia para o ensino, uma vez que se torna numa forma dinâmica de ensinar os alunos. Pensamos que é algo que os estimula e que capta as suas atenções.

A nossa Webquest está publicada em: http://tice.grupo6.googlepages.com/home

Os blogs no contexto educativo

Embora para nós o conceito de "Blog" seja relativamente recente, ao pesquisarmos os "blogs" sugeridos pela professora constatámos que estes permitem a interacção entre várias pessoas interessadas nos temas de ensino e aprendizagem.

Quanto às crianças, ao utilizarem os "blogs" podem dar a sua opinião de forma autónoma desenvolvendo assim as suas capacidades de interacção com o mundo exterior, uma vez que os temas são sugestivos.

Também não nos podemos esquecer que está disponível bastante informação a que tanto as crianças como os adultos podem consultar adquirindo novos conhecimentos.
Através dos "blogs" as crianças têm acesso a sites educativos, jogos e podem utilizá-las mesmo estando fora da escola.